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Este curso foi produzido baseados nos processos neurocognitivos de aprendizagem, e dedica-se a compreensão do processo de alfabetização. Foi pensado em seus pilares: infância, etapas do desenvolvimento infantil, ensino, aprendizagem e sistema de escrita. São explorados os modos que a criança percorre para chegar a linguagem escrita. Defendendo as práticas alfabetizadoras intencionais, sistematizadas e seu comprometimento com o letramento, ou seja, que a alfabetização se dê em meio a práticas situadas e contextualizadas de leitura e de escrita.

Programa

Módulo 1 – INTRODUÇÃO

Este módulo é dedicado a ambientação do aluno no curso e apresentação dos conteúdos abordados em cada módulo. O mural virtual será exibido para que todos os cursistas possam se apresentar, podendo conhecer os demais participantes.

OBJETIVO: Familiarizar-se com o ambiente do curso, conhecer os conteúdos de seus módulos e apresentar-se em um mural virtual.

Módulo 2 – CONCEPÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO: INFÂNCIA, ENSINO E APRENDIZAGEM

Veremos como nasceu o conceito de infância e como, desde então, filósofos e cientistas têm se empenhado para aprimorar teorias sobre aprendizagem e desenvolvimento humano. Estudaremos, também, as influências identificadas nas práticas pedagógicas nos tempos atuais.

OBJETIVO: Tratar das concepções de aprendizagem que permearam o ensino nas últimas décadas e influenciaram as práticas alfabetizadoras.

Módulo 3 – PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: COMO A CRIANÇA SE APROPRIA DA ESCRITA

Como se dá o letramento? Nesta parte do curso iremos mais a fundo no processo da escrita feita pela criança. Veremos os principais métodos de alfabetização usados no Brasil para que possamos compreender a revolução causada pela psicogênese da língua escrita proposta por Emília Ferreiro. Faremos uma análise do percurso da criança na tentativa de compreender a língua escrita, mostrando, então, que a alfabetização está contida em práticas significativas de leitura e escrita.

OBJETIVO: Compreender diferentes perspectivas que explicam o processo de apropriação do sistema de escrita pela criança.

Módulo 4 – AVANÇOS E RUPTURAS NA ALFABETIZAÇÃO: QUESTÃO DE DIDÁTICA

Vamos agora refletir sobre algumas atividades realizadas em classes de alfabetização, para que, assim, possamos entender em que concepção de criança, ensino e aprendizagem essas práticas estão baseadas. Em um primeiro plano vamos reconhecer as atividades que têm como principal objetivo o trabalho com práticas sociais e escrita, para, aí então, abordar aquelas que focalizam a aprendizagem do sistema de escrita alfabética – como escritas espontâneas, trabalhos com jogos e o alfabeto.

OBJETIVO: Tematizar diferentes práticas alfabetizadoras, a fim de reconhecer as concepções em que se baseiam e defender um ensino sistemático do sistema de escrita.

Carga horária

On-line: 30hs – R$199,00

Presencial: 30hs – R$ 395,00

Curso Alfabetizando na Prática
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